Sperotto Rimar: Máquina Compas com tecnologia sustentável para acabamento têxtil
A Sperotto Rimar apresenta a Compas, máquina de compactação sustentável que reduz consumo de água e energia, otimiza processos e entrega toque superior, unindo inovação e responsabilidade ambiental no acabamento têxtil.
O setor de acabamento é, sem dúvida, a etapa mais significativa da cadeia de valor, contribuindo para uma ampla gama de propriedades no uso final têxtil. Oferecer aparência, toque e funcionalidade ideais para diversas aplicações é um verdadeiro desafio para os fabricantes de máquinas. Inovações inteligentes são necessárias. E os clientes também exigem soluções que respeitem tanto os recursos valiosos quanto o meio ambiente. A Sperotto Rimar combina engenhosidade e sustentabilidade para atender a esses objetivos e às necessidades dos clientes.
Essa representada da Tabatex segue duas estratégias de economia de energia no desenvolvimento de máquinas para acabamento de tecidos. A primeira visa tecnologias que omitem uma ou mais etapas de produção, para encurtar o processo de acabamento. Igualmente importante é o uso de componentes inovadores, como motores e controles elétricos e eletrônicos, que podem reduzir significativamente o consumo de energia. Otimizar os processos de acabamento é outra maneira de economizar energia. O maior potencial de economia de energia hoje viria da redução do uso de vapor, água ou eletricidade no processamento e da adoção de soluções técnicas para limitar ou recuperar parcialmente a energia consumida.
A máquina de compactação e acabamento Compas, de largura aberta, da Sperotto Rimar, para malhas e tecidos planos, utiliza um sistema de resfriamento indireto a água para reduzir a temperatura da correia de compactação.
Com esse sistema, a água é recuperada passando-a por um resfriador para manter sua temperatura no nível correto. Essa tecnologia pode economizar cerca de três metros cúbicos por hora. Essa água, totalmente não poluída, pode ser continuamente recuperada e reutilizada na máquina. A tecnologia tradicional utiliza bicos para borrifar água na superfície da correia. A desvantagem disso é que a água é então descartada no ralo, contaminada com fiapos e outros produtos contidos no tecido tratado.
Outro recurso permite um impacto ambiental mínimo por meio da otimização de processos baseada em tecnologia. Os produtos químicos usados antes do processo de acabamento a seco são normalmente amaciantes ou resinas para melhorar a aparência e o toque final do tecido. Estes são então transferidos para a peça final. É possível reduzir significativamente o nível desses produtos químicos, já que a máquina compensa parcialmente o efeito deles.
Graças ao seu método exclusivo de compactação, a Compas confere um toque sedoso, que se deve apenas em parte aos amaciantes utilizados, mas principalmente aos materiais especiais utilizados no design da máquina. A elasticidade natural geralmente é obtida pela inserção de elastano (um fio elástico sintético) durante a fase de tecelagem. O elastano em si, no entanto, é difícil de deteriorar. A Compas garante o mesmo grau de elasticidade, mas com um produto final 100% natural. Graças à tecnologia, a preservação do meio ambiente não significa mais que os usuários finais precisem abrir mão do toque sedoso e da sensação dos tecidos.