(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Parafinagem para que na malharia tudo funcione impecávelmente

Na malharia, a parafinagem dos fios está se estabelecendo como um critério para a produtividade. Até 80% de todas as paradas de máquinas são resultado da falta de parafina, parafina inadequada ou aplicada de forma errada.


Na malharia, a parafinagem dos fios está se estabelecendo como um critério para a produtividade. Até 80% de todas as paradas de máquinas são resultado da falta de parafina, parafina inadequada ou aplicada de forma errada.

Bastam somente cem metros de fio sem parafinagem para que as malhas com pontos caídos e os buracos, aumentem drasticamente. Durante a tricotagem, o fio passa por inúmeros pontos de desvio que o sobrecarregam devido ao atrito. O coeficiente de atrito do fio é reduzido em 40 a 50% através de uma parafinagem correta em todas as matérias-primas e títulos de fio, sem ter que alterar a estrutura do fio ou aumentar a resistência do fio.

Fios parafinados com perfeição apresentam aproximadamente 10% de oscilações do coeficiente de atrito, pois este depende tanto da aplicação da parafina como da estrutura do fio, da uniformidade do fio, do título, da matéria-prima e da umidade do fio. Quando o coeficiente de atrito fica excelente?

Continua se aplicando a regra:1 grama de parafina por quilo de fio.

Algumas fiações também apostam em valores de 0,5 a 0,6 gramas de parafina por quilo de fio. Decisivo, é que a redução do coeficiente de atrito seja uniforme.

 

Redução do coeficiente de atrito na fiação a rotor

Tanto na Autocoro, como nas máquinas BD, o coeficiente de atrito do fio é influenciado pela quantidade aplicada, o tipo de parafina e algumas regulagens na máquina. Sobretudo, o ângulo de enlaçamento funciona como parafuso de ajuste.

 

Parafina nem sempre é parafina

Freqüentemente, a influência da qualidade da parafina, na prática é subestimada. E nem todos os tipos de parafina são adequados para todos os ambientes de fiação. As parafinas, que em países de temperaturas moderadas permitem obter resultados ótimos, podem falhar por completo em países com temperaturas ambiente elevadas .

Um aspecto importante, é a forma do rolo de parafina. Se o rolo for muito grande ou muito pequeno, ou se a abertura interior não estiver certa, ele não será rodado corretamente.

São especialmente os rolos muito grandes que escondem os perigos. O fio incorpora-se nos rolos e já esta pre-programa uma parafinagem excessiva.

Traiçoeiros são também os espaços ocos, que surgem em caso de uma fabricação incorreta dos rolos. Por fora quase não se reconhecem os espaços ocos nos rolos. Os problemas aparecem só mais tarde, nas malharias onde os fios em alguns pontos não tem parafina, originando rupturas dos mesmos.

 

Qual o melhor tamanho?

O tamanho do rolo de parafina é uma questão de convicção das fiações. A fabricação de rolos de parafina pequenos é mais simples, sendo por isso normalmente mais barato e de qualidade mais confiável. Em contrapartida, os intervalos de troca de rolos de parafina grandes, são maiores, o que economiza custos na área de fiação.

Tendencialmente, nos rolos maiores são também maiores os restos do rolo, o que deve ser considerado na análise de rentabilidade. Alem disso, os rolos grandes se sujam mais depressa, o que pode influenciar negativamente o movimento rotativo dos rolos de parafina. Inúmeras fiações esgotam cada vez mais o potencial que a parafinagem lhes oferece.

 

Parafinas Reseda Binder

- As parafinas RESEDA-NATURAFIN tem vida mais longa, ou seja, desgaste mais prolongado do que os produtos da concorrência mesmo a altas temperaturas.

- As parafinas RESEDA-NATURAFIN proporcionam uma ótima aplicação ao fio, o que assegura um melhor andamento, menos poluição nas máquinas e dessa maneira alta eficiência de trabalho.

- As parafinas RESEDA-NATURAFIN são produtos fabricados somente com materiais puros e selecionados. Eles não contem qualquer aditivo que normalmente causam problemas nos processos de produção subseqüentes. Dessa forma você ira obter uma alta satisfação dos clientes usando nossos produtos com qualidade.

- As parafinas RESEDA-NATURAFIN são não-agressivas ao meio ambiente e tem certificação ECO, pois elas atendem aos diversos requerimentos e padrões dos Departamentos de Saúde ao redor do mundo.

Em nossos dias, é mais do que importante, produzir fios de qualidade e uma aplicação de parafina de qualidade superior, como a oferecida pelas parafinas RESEDA-NATURAFIN.

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!