(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Como garantir maior qualidade e economia no uso de feltros para sanforizadeira?

Os feltros de sanforizadeira Dollfus Muller possuem alta tecnologia, maior controle de encolhimento e economia para sua empresa


A finalidade de uma máquina sanforizadeira é o pré-encolhimento, estabilizando os tecidos de algodão e tecidos de algodão mistos tais como Denim. Sua principal função é dar um encolhimento no sentido do urdume e fixá-lo, até a próxima lavagem, a fim de evitar que o tecido sofra alteração dimensional (encolhimento), melhorando também o toque do tecido.

Sendo composto por duas unidades:

A unidade de encolhimento que permite a contração de compressão é dada por uma correia grossa de borracha Sanfor, usando vapor e pressão mecânica;

A unidade de secagem, também chamada unidade de Palmer, em que os tecidos são secos por um feltro de poliéster contínuo Sanfor, que é chamado de feltro sanforizador, Feltro Palmer, manta Sanfor ou feltro de secagem.

Os Feltros em conjunto com a manta de borracha, propiciam o encolhimento e a estabilização do tecido. Na área de acabamento em todo o Brasil é possível observar um problema que há 2-3 anos era comum em outros países: a pequena vida-útil e baixa qualidade do feltro de sanforizadeira.

Como trata-se de um processo para agregar valor ao tecido, é um processo destinado a uma parte da produção de uma indústria e raramente é utilizado para 100% da produção. E todos esperam que os componentes deste processo permitam uma vida-útil compatível com os custos e a qualidade do tecido produzido seja realmente um diferencial no mercado.

A Dollfus & Muller fornece o feltro sanforizador, e a sua composição irá depender do tipo e da qualidade dos tecidos que têm que ser tratados (peso, composição Denim ou camisaria). E o sistema de tensionamento da máquina sanforizadeira também é importante para recomendar a melhor qualidade. Os feltros de sanforizadeira (compactadeira) Dollfus & Muller são usados na unidade de Palmer da máquina de compressão de gama de encolhimento ou sanforizadeira. A máquina sanforizadeira faz para tecido claro o que faz um compactador para tecidos de malha: encolhimento e pré-estabilização. A diferença está no fato de que a contração não é dada pelo feltro, mas por uma correia de borracha de espessura usando vapor e da pressão mecânica sobre a primeira unidade da máquina.

Máquinas sanforizadeiras são utilizadas em camisas e blusas, tecidos de peso inferior e acabamento Denim. O feltro Sanfor, também chamado de feltro Palmer, feltro de encolhimento, feltro de secagem ou manta Sanfor e tem principalmente duas finalidades:

• Secar o tecido úmido proveniente da unidade de encolhimento;

• Melhorar o manuseio do tecido.

Os feltros Dollfus & Muller oferecem a melhor secagem, um controle de encolhimento excelente e toque macio para o tecido.  Os feltros especiais Denim Sanfor reforçados, são desenvolvidos a fim de resistir mais tempo aos produtos químicos usados no processamento Denim. Estes feltros para sanforizadeira são utilizados nas seguintes máquinas: Monforts, Morrison, Brückner, Cibitex, Muzzi, Tepa, Sperotto, Dhall, Yamuna, Ronson, Swastik, Poong Kwang, Bisio, Daroitex, Paganini, Texima, Kyoto. 

A Dollfus & Muller também pode fornecer várias peças de reposição, que também são solicitados nestas máquinas:

Correia de borracha para a unidade de encolhimento

Tecido sintético, que é enrolado sobre o cilindro de vapor

As almofadas de feltro que são usados para arrefecer a correia de borracha ou para limpar o tambor de aquecimento Palmer

As coberturas de rolos, que são colocados sobre o cilindro de guia da unidade de Palmer


Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!