(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


A importância dos Neps e do teste de comprimento para fábricas de fiação

A Premier traz tecnologias patenteadas com uma inteligência de alto nível, cobertura abrangente de todos os parâmetros do processo e a precisão de medição de Neps


Existe uma expressão popular entre os técnicos de fiação de que “Os Neps são entidades pequenas, mas seus efeitos são enormes.” A expressão é muito verdadeira e os técnicos de fiação conhecem a dificuldade de controlar os Neps no processo e a sua importância no produto. Os Neps não existem na cápsula do algodão, porém durante os processos de descaroçamento e abertura eles são gerados e isso é inevitável, por outro lado, controlar a geração e a retirada de neps no processo, é sempre possível.

O comprimento da fibra e o conteúdo de fibra curta do algodão cru e vários materiais do processo são aspectos importantes que afetam a qualidade final do fio de forma significativa. Os filatórios precisam monitorar a ruptura da fibra e as fibras curtas no processo o tempo todo.

As propriedades de Neps, comprimento da fibra e conteúdo de fibra curta afetam diretamente a irregularidade do fio, imperfeições, pilosidade, desempenho do fio no filatório de anel, eficiência da bobinadeira automática e a aparência final do tecido.

Seleção de matéria prima

As fibras curtas são sempre um problema para a fiação. Para alcançar uma qualidade de fio desejada, um algodão com menor teor de fibra curta é sempre preferível, o que resulta em uma maior produção de fio em comparação com um algodão com maior teor de fibra curta.

Caso contrário, surge a necessidade de extrair mais resíduos em processos como cardagem e penteadeira para remoção de fibras curtas. Um teor de fibra curta 2% maior no algodão cru resulta em uma perda de USD 20.000,00 por ano, aproximadamente, ao fiar uma titulagem média de fio de 40 Ne.

Otimização dos Pontos de Batida na linha de abertura

Embora o principal objetivo do processo de Linha de Abertura seja abrir o algodão e remover resíduos, ele gera neps em grande parte. A geração de neps mais alta sempre atrapalha o processo de fiação e resulta em fios de qualidade inferior. Uma intensidade de limpeza ideal é essencial na sala de abertura. A seleção dos pontos de batimento deve ser feita considerando a remoção de resíduos e os níveis de geração de neps na linha de abertura. 

Otimizando resíduos uniformes na cardagem

A ação de cardagem entre o cilindro e os arames planos giratórios reduz significativamente os neps. Estudos mostram que o aumento na velocidade estável reduz neps e conteúdo de fibra curta, enquanto aumenta o desperdício uniforme. Isso afeta a execução do fio diretamente. É essencial um resíduo uniforme ideal, que pode ser decidido com base nos neps / ge conteúdo de fibra curta da fita da carda. 

A porcentagem de resíduos uniformes tem uma relação direta com:

Força

Imperfeições

Falhas curtas e espessas

Aparência do tecido

Ruptura de fibra na linha de abertura

A intensidade de batidas da linha de abertura deve ser definida de tal forma que o comprimento da fibra do algodão saído da sala de abertura não seja reduzido significativamente em comparação ao algodão cru. Uma diretriz geral é que o comprimento do percentil de 5% do algodão não deve ser menos do que 3% em comparação com o algodão misturado. Caso contrário, deve ser considerado como ruptura de fibra.

Por exemplo, se o comprimento de 5% do algodão cru é 28 mm, então 3% de 28 mm é 0,84 mm. Isso significa que o comprimento de algodão na canaleta de 5% não deve ser inferior a 27,16 mm. Caso contrário, é considerada uma ruptura de fibra.

A ruptura da fibra na linha de abertura aumenta o conteúdo de fibra curta no algodão e na fita da carda, o que resulta em maior necessidade de extração de resíduos além disso, a perda invisível aumenta. 

Extensão do cronograma de substituição do fio de cardagem

Embora seja essencial manter os programas de afiação e substituição dos fios de carda, é sempre possível estender a vida útil até certo ponto, sem afetar a qualidade final do fio. A tabela a seguir mostra um exemplo de trabalho de custo de cada componente do fio de carda, sua vida padrão, vida estendida, custo de substituição padrão e estendida e economia total por ano.  Uma economia total de Rs.*16,52 lakhs por ano é possível para 30 máquinas de cardar. (*Rs 1 lakh = Rs. 100.000 (Rúpias) = USD 1.336,00)


Otimização dos resíduos da máquina de cardagem

Acompanhar a variação cabeça a cabeça na penteadeira ajuda a melhorar a qualidade da fita de saída, o que reduz as imperfeições do fio e melhora as propriedades de resistência. Com isso, é possível reduzir a extração de resíduos mantendo a qualidade final do fio. Um estudo mostra, mantendo as especificações finais de qualidade do fio, redução de 1% na extração de resíduos da penteadeira que leva a uma economia de matéria-prima de USD 78.000,00 por ano.

O PREMIER aQura2 é o instrumento mais preciso para medir o Neps e o conteúdo de fibra curta do algodão. Auxilia o fiador de forma inteligente a melhorar a produção do fio com qualidade e consistência. PREMIER aQura2 não só auxilia tecnicamente na melhoria da qualidade, mas também funciona como uma ferramenta para redução de custos.

Isso é obtido por sua medição confiável usando um tamanho de amostra significativo (5g para algodão e 10g para fita), que é várias vezes maior do que o instrumento disponível no mercado. O Módulo de resíduo Gravimétrico totalmente automático pode ser integrado junto com PREMIER aQura2 e outros recursos exclusivos como fibras True Neps e True Short agregam valor ao filatório. Uma adição recente é o software Expert, uma plataforma única usada para analisar os resultados do PREMIER aQura2 a longo prazo com Painel inteligente e outras facilidades de interpretação.


Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!