(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Impressão Direta ou Sublimação? Descubra a diferença entre estes dois processos dentro da impressão digital têxtil

Entenda as vantagens das máquinas e produtos e conheça a ampla gama de impressoras disponíveis para a necessidade de cada cliente.



Apesar de popularizada somente nos últimos anos, desde o final da década de 1980 a impressão digital têxtil já estava presente no mercado. Ela surgiu para substituir a técnica manual da serigrafia, que é a aplicação do corante por meio de um equipamento de pressão, como os rolos e as prensas.

Atualmente, as necessidades de produção em massa estão sendo substituídas por multiprodutos, com alto mix e em baixo volume de produção.  A demanda da impressão digital está sendo expandida, possibilitando a produção de diversos produtos, com baixo volume de produção, em um tempo limitado e com melhor custo-benefício.

Impressão Direta

A impressão direta em tecido, também conhecida como DTG (direct to garment), está ganhando cada vez mais espaço no mercado por permitir que estampas sejam impressas diretamente em tecidos de fibras naturais que contenham no mínimo, 50% de algodão em sua composição. 

Quando falamos em impressão direta em tecido, é importante ressaltar que, diferente da sublimação que fica limitada à tecidos de poliéster, quando há a necessidade de criar produtos à base de algodão é oferecida essa opção utilizando tintas à base de pigmento. Essa é uma solução inovadora, porém é importante que o tecido tenha uma porcentagem maior de composição de fibras naturais ou artificiais.

Apesar da impressão ser feita diretamente sobre o tecido, após a impressão das imagens ocorre um pós-tratamento, o tecido é aquecido fixando a sua cor, utilizando a termo fixação, que expõe o tecido à determinada temperatura e tempo, para fixar o pigmento na fibra e gerar solidez, que é a resistência à lavagem. Este método, além de eliminar a necessidade de papel de transferência, significando uma redução de custos, também tem como vantagem a alta variedade de tecidos com fibras naturais e o conforto proporcionado por eles, com capacidade de absorção de água e troca de calor mantida após a termo fixação.  Algumas das matérias-primas desses tecidos, inclusive, também são renováveis, colaborando com a sustentabilidade.

Algumas outras vantagens da impressão direta é a redução substancial no custo de materiais; personalização de tecidos de fibras naturais e cores ilimitadas; menor espaço para armazenamento e menor tempo de produção de amostras; possibilidade de produção sob demanda. Essa tecnologia possibilita ainda o estoque de tecidos tintos, brancos, pt e tons pasteis e impressão de acordo com a necessidade do mercado, a estampa que o cliente quiser e conforme a demanda de pedidos.

Sublimação 

Na sublimação, a imagem ou estampa é transferida do papel, seja ele offset ou digital, para o tecido, utilizando papel próprio para sublimação e tinta sublimática. Os produtos sublimados possuem diversas vantagens pois são laváveis, resistentes a arranhões e permanecem fixos mesmo quando colocadas em máquinas de lavar. Além da personalização de artigos esportivos, como roupas e uniformes em geral. 

As imagens são inicialmente impressas em papel de transferência revestido com uma imagem inversa do desenho final, que é então transferido para os tecidos de poliéster com a utilização de uma prensa térmica. Existem vários modelos de papeis no mercado de impressão, porém para a sublimação é exigido um tipo específico para atingir a qualidade e resultados desejados. Esses papeis podem ser divididos em três tipos: Papel Tratado, Monolúcido e Comum. 

Sendo assim, a impressão por sublimação, é realizada em duas fases, na primeira, há a impressão do papel transfer, e na segunda, a estamparia por meio de pressão e da alta temperatura, através de uma calandra, por exemplo. Sob alta temperatura e pressão, o corante torna-se um gás e permeia o tecido, em seguida solidifica nas fibras do tecido, que é finalmente tingido permanentemente, de modo que possa ser lavado sem prejudicar a qualidade da imagem. Dessa forma, quando a tinta que está no papel transfer entra em contato com o tecido por meio de calor e pressão, ela evapora e penetra na fibra do material.

A composição do tecido precisa ter como base o poliéster ou ao menos 50%. Quanto maior a porcentagem do poliéster, maior a coloração e fixação do tecido. 

Qual método escolher?

É importante ressaltar que ambos os processos não competem no mercado e sim se complementam. A grande diferença entre os métodos de impressão direta e sublimação está relacionada à fibra e o mercado de atuação de cada produto.

A impressão direta acaba tendo um mercado específico para impressões no tecido de algodão e tecidos naturais ou artificiais, permitindo como o próprio nome já diz, a impressão diretamente no tecido. Porém é importante ressaltar que é necessário um pós-tratamento, através da termo fixação usado para criar resistência à lavagem e manter as características do tecido, além de ser ecologicamente correto se usada a tinta a base de pigmento. No mercado de atuação, a impressão direta cria potenciais clientes principalmente no mercado de moda infantil/bebê e decoração.

Já a sublimação é a melhor técnica para os tecidos sintéticos a base de poliéster, que tem um baixo custo, possui diversidade de textura e brilho, além de ser resistente a temperatura, uma secagem rápida e garantir uma intensidade maior de cor. O mercado têxtil de atuação dos equipamentos de sublimação atende desde a comunicação visual, utilizando soft sign, por exemplo, até o mercado de vestuário, brindes e promocionais. 

Por isso é importante conhecer as necessidades de seus clientes, isso será crucial para oferecer os melhores produtos e equipamentos para impressão têxtil. Nos últimos anos, os sistemas de impressão industrial têxtil, foram mudando de impressão convencional analógica para a impressão digital, com o objetivo de atender a demanda do mercado e para atender as demandas de sublimação e impressão direta a utilização é feita a partir de impressoras digitais de grande formato que podem variar entre área de impressão e produtividade. 

Desde 1998, Mimaki é conhecida por seu desenvolvimento inovador na fabricação de impressoras têxteis, que atualmente, são amplamente utilizadas na fabricação de vestuários e na indústria de decoração. A Mimaki oferece uma ampla gama de impressoras a jato de tinta de acordo com o uso que será dado ao produto, além de tintas originais e tecnologias a jato de tinta, que estão disponíveis para diversos tipos de materiais. A Mimaki é um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para impressões digitais, com produtos que possuem tecnologia e ferramentas especializadas.

Equipamentos recomendados para atender a demanda de processo de sublimação:

TS55-1800

Com velocidade e opcionais que permitem produtividade sem interrupções, a TS55-1800 é ideal para quem busca sublimação com produtividade continua e baixo custo de produção, é um equipamento robusto com maior produtividade, possui largura de impressão de 1,92 mts e uma velocidade máxima de até 135m²/h, além da capacidade de tinta de até 80kg gerando menor custo de tinta e maior autonomia.

Os itens opcionais garantem baixo custo de produção e operação contínua

Novas cabeças de impressão para imagens em alta qualidade

Tecnologia NCU e NRS para uma operação estável (Sistema de recuperação de nozzles no modo 1 passada)

Função de correção do avanço da mídia através do modo de impressão

Avançado software RIP de alta performance Txlink4 Lite*¹

*1 TxLink4 Lite ou RasterLink6Plus é fornecido de acordo com a escolha do usuário.

Cores especiais (light black / fluorescentes) para uma variedade de aplicações

Mimaki Vision Jet-X - papel transfer para uma operação contínua

JV-300-160 Plus

Com a exclusiva e avançada tecnologia jato de tinta Mimaki, a impressão da JV-300-160 Plus atinge uma alta velocidade, reproduzindo imagens de qualidade e alta resolução. É um equipamento com alta produção e largura de impressão de 1,62, com um custo-benefício para quem já atende a necessidade de mercado dessa medida. 

Novo padrão para alta qualidade e excelente Velocidade

Impressão de degradês mais suaves

Trabalhando com solvente, reprodução mais fiel com a tinta Light Black

Solução de Impressão contínua

JV-150-160

É uma máquina de entrada à intermediário, com um ótimo custo-benefício que entrega até 56m²/h com uma largura de impressão de 1,60 mts, além das vantagens de velocidade e baixo custo de manutenção, possui um custo de tinta baixo comparado à equipamentos da mesma categoria.

Tecnologia Superior em Impressões Mimaki

・ O modelo rolo-a-rolo da JV150 traz inovação tecnológica, entregando alta qualidade de impressão, com velocidade, confiabilidade e baixo custo operacional.

・MAPS3 Qualidade e Produção 

・3 Aquecedores inteligente

Novas ferramentas para solução de impressão contínua

・NCU- Sistema de Checagem de Nozzle e Notificação

Equipamentos recomendados para atender a demanda de processo de impressão direta:

TX300P-1800B

É a versão da máquina TX300P-1800 com Belt, que possui praticamente as mesmas características, porém o equipamento não possui limitações em relação ao tecido, possibilitando a impressão de tricoline, malha, suedine, permitindo ir da gramatura mais leve até um tecido mais pesado e com largura de impressão de 1,85 mts.

Sistema Belt

Sistema de lavagem de Belt automática

Velocidade Máx. de 20m²/h

4 cabeças de impressão

4 cores (C, M, Y, K) 

TX300P-1800

Para atender às necessidades do mercado de produtos/design personalizados, a Mimaki desenvolveu a Tx300P-1800. Modelo de entrada que se encaixa perfeitamente em lugares com espaço limitado.

A Tx300P-1800 proporciona uma impressão de alta qualidade em uma ampla gama de produtos têxteis. Específica para tecidos planos de média a alta gramatura e atende muito bem o mercado de decoração.

Largura de Impressão 1,92m

Velocidade Máx. de 25m²/h

4 cabeças de impressão

4 cores (C, M, Y, K)

TX500-1800B

A Tx500-1800B é um equipamento completo com Sistema Belt e esteira, essa versão também permite trabalhar com qualquer tipo de tecido, garantindo uma alimentação estável, especialmente para tecido com elasticidade. O conceito deste produto é a impressão em alta velocidade, como tem sido com os seus modelos anteriores a TS500-1800 e a Tx500-1800DS e é indicado para confecções de médio a grande porte.

Largura de Impressão 1,82m

Sistema Belt

Velocidade Máx. de 140m²/h

6 cabeças de impressão

Opcional de 8 cores Reativo (C, M, Y, K, OR, Bl, R, LK)

4 cores Pigmento

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!