(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Como eliminar impurezas da fibra e reduzir produção de tecidos com defeito

Dentro da Unidade Compacta de Filtração (CFU) o filtro MultiCell-V da Luwa otimiza o fluxo de ar com células de filtro e o ventilador Luwa B610 com nano-revestimento especial evita depósitos de poeira.


No processo de fiação é gerado um resíduo industrial composto de pó/farelo de fibras têxteis. Esse “pó” é captado pelos filtros, esse material tem um alto índice de combustibilidade, por isso é importante existir um sistema de proteção integrada contra incêndio para silos em sistemas de prensa de fardos, linhas de abertura e plantas de filtro. Regularmente, estes filtros devem ser limpos e todo pó retirado e acondicionado numa caçamba de recolhimento de material.

Nessa etapa de fiação do processamento têxtil que transforma as fibras - sejam elas químicas cortadas ou naturais - em fios, o processo de limpeza consiste na eliminação de corpos estranhos contidos nas fibras. As operações de abertura e limpeza são simultâneas e a eliminação das impurezas se dá por meio da ação da força centrífuga (gerada pela rotação dos órgãos abridores) fazendo as fibras (material mais leve) seguirem em frente no processo (fluxo de corrente de ar) e as impurezas caírem, sendo aspiradas para uma central de filtros. 

No percurso do fio e do tear pode ocorrer o acúmulo de fibras soltas (no caso de fios fiados) e poeira, podendo causar a produção de tecidos defeituosos e as paragens da máquina quando embuchadas por acúmulos. Na área dos guia-fios e das partes tricotadoras dos teares circulares acumula-se, no caso de um trabalho com fios fiados, muita sujidade. Ao longo do trabalho, esta sujidade é apanhada pelas agulhas e platinas, ou pelo próprio fio, misturando-se dentro da malha. Isto resulta numa malha defeituosa com laçadas irregulares e mais espessas, buracos na malha, guia-fios entupidos, quebras de fios e agulhas danificadas.

Para manter limpo de resíduos todo o percurso do fio e do tear também é usado um sistema de ventiladores de ventilação flexível, atingindo todos os cones e bobinas de fio, os sensores e disparadores, alimentadores e elementos tricotadores. Podemos dizer que o sistema de ventilação é necessário especialmente para evitar esvoaços na área dos guia-fios e das partes tricotadoras dos teares circulares. 

Para eliminar impurezas e evitar tecidos defeituosos a empresa Luwa representada no Brasil pela Tabatex, apresenta a Unidade de Filtro Compacto CFU que vem com filtro MultiCell MCV acoplado, oferecendo vantagens distintas, como um terço de espaço necessário em comparação com filtro de ar rotativo convencional, uma alta área de filtração para menor consumo de energia, otimiza o fluxo de ar com as células de filtro dispostas em forma de V e está localizada perto das máquinas de produção (tubos curtos, menor consumo de energia). 

Sendo adequado para exaustão de ar com muita poeira e pequena quantidade de fibras, os meios filtrantes altamente eficientes garantem muita filtragem para partículas de poeira e fibras, sendo limpo automaticamente por sucção montado em um robô. É o sistema de filtro mais compacto disponível para a indústria têxtil e de fibras.

O MultiCell Filter MCV, baseado na comprovada tecnologia de filtração da Luwa, incorpora desenvolvimentos de ponta, atendendo aos mais recentes requisitos dos fabricantes têxteis. A tecnologia é patenteada e, com seu conceito modular e de economia de espaço, é perfeitamente adequada para a limpeza do ar de exaustão de máquinas de abertura e cardação, bem como em instalações de ar-condicionado para a filtragem de poeira e moscas do ar de retorno. 

Características:

Limpeza automática do meio filtrante

Controle do processo de limpeza por protetores de pressão diferencial

Unidade de movimento de 2 eixos simples e robusta do bocal de sucção

Aplicação com caixa pré-fabricada ou em uma sala murada

Vantagens:

Apenas 1/3 de espaço necessário em comparação com o filtro rotativo

Estações A / C mais curtas - baia de serviço menor

Excelente efeito de limpeza

Células de filtro estático garantem uma boa vedação

Troca rápida e fácil de meio filtrante

Manutenção fácil

Para atender o sistema de ventilação foi desenvolvido em colaboração com a Universidade de Siegen da Alemanha, o ventilador Luwa B610 inclui todos os novos elementos tecnológicos. Os benefícios incluem consumo de energia reduzido, capacidade superior de ventilação e nível de ruído reduzido. O impulsor com suas lâminas em forma de foice características foi projetado para desempenho aerodinâmico ideal e operação mais eficiente. O uso de materiais de alta qualidade e métodos de produção modernos permitem o formato exclusivo das pás - um fator que contribui significativamente para o excelente desempenho do ventilador de fluxo axial. Um nano-revestimento especial evita depósitos de poeira durante a operação para manter a eficiência constante no nível máximo o tempo todo.

Vantagens:

Maior eficiência - menor consumo de energia

Lâminas aerodinâmicas de alumínio

Design livre de corrosão

Maior capacidade do ventilador

Ampla gama de configurações para o melhor ponto de operação de ajuste

Design industrial robusto

Nano-revestimento para maior eficiência

Nível de ruído reduzido

Ângulos de inclinação da lâmina ajustáveis


Pensando nas necessidades do mercado a Tabatex irá trazer vídeos apresentando soluções e produtos para facilitar os processos têxteis.

E o primeiro vídeo dessa jornada é com nosso gerente de vendas, Reinaldo Luís Vitorino, apresentando a Luwa, e explica sobre as soluções da representada para o processo de fiação.
Confira o vídeo em nosso canal no Youtube: https://cutt.ly/CnyjveQ

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!