(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Mídia Notícias

Confira os destaques da Tabatex na mídia:


Parceria entre Tabatex e Camozzi: sinônimo de qualidade em soluções para automação industrial.

A automação industrial é uma parte essencial da Indústria 4.0 e suas vantagens têm feito empresas mais competitivas e eficientes.


Desde a Pré-História, para aumentar a capacidade de fabricação e ampliar a tecnologia, pedras eram processadas, depois metais, posteriormente peças cada vez mais elaboradas até chegar à construção de máquinas simples e eficientes, mas sendo impulsionadas manualmente.

Na história das máquinas para fabricação mecânica, o ser humano não poupou criatividade e ousadia na descoberta de melhores maneiras para transformar matérias primas, e assim de invenção em invenção, o homem criou tecnologias e ferramentas para prolongar os braços.

No antigo mundo industrial, as atividades manuais dos trabalhadores cumpriam papel central na linha de produção. De fato, eram as mãos dos operários que davam vida às linhas de montagem. Mas na linha de produção, os trabalhadores humanos estão sujeitos a variações e são menos precisos, enquanto as máquinas têm alto grau de repetibilidade e eliminam riscos de falhas.

Por mais bem treinada que seja uma equipe, erros humanos acontecem por inúmeras razões e ao substituir trabalhadores por maquinário automatizado, um dos reflexos é na folha de pagamentos da empresa. Além disso, ter menos empregados significa que menos pessoas estão sujeitas a acidentes.

A automação é uma parte essencial da Indústria 4.0, dificilmente podemos imaginar nossas vidas sem os processos de fabricação mecânica e graças a suas vantagens tem feito empresas mais competitivas e eficientes. Cada vez mais é importante ter uma planta automatizada e com maquinário de nível tecnológico atual.

Uma das mais importantes vantagens da automação é ter uma máquina automatizada que definitivamente acelera o tempo de produção e uma consequência direta da diminuição do trabalho manual na linha de produção é a diminuição de erros, ao colocar as atividades a cargo de uma célula robótica, a probabilidade de a tarefa não ser feito como esperado é infinitamente menor do que quando comparado a um trabalhador humano. 

O custo de mão-de-obra também é um fator crítico no mercado brasileiro, e automatizar os processos de produção ajuda a enxugar a folha e diminuir a necessidade de manter muitos operadores, além de prover mais segurança no chão de fábrica, ao mesmo tempo que se diminui os custos. Além disso, máquinas automatizadas, desde que a empresa cumpra as normas de segurança (especialmente a NR12), possuem operação segura e diminuem o número de tarefas perigosas que tem de ser feitas.

Com uma linha mais rápida e mais precisa, o resultado é um volume maior de produção. Esta é uma das vantagens da automação que ajudou a difundi-la no mundo industrial.  E a flexibilidade da linha de produção permite uma linha de montagem rápida e reprogramável, sendo possível realizar a produção just-in-time, ou seja, quando houver encomendas. 

Um ponto que muitas vezes passa despercebido é a grande aplicação da automação nos processos de qualidade do produto. Não somente a produção, mas as etapas de testes e verificação também podem ser automatizadas para melhor controle de qualidade e atendimento às normas. E ao contrário da mão-de-obra humana, que tem que ser substituída a cada turno de trabalho, o maquinário industrial opera 24 horas por dia e 7 dias por semana, sempre com a mesma performance e repetibilidade (desde que com os processos de manutenção e inspeção em dia).

Com o desenvolvimento de máquinas e robôs mais sofisticados, uma grande vantagem da automação que foi incorporada à indústria é a possibilidade de medir e controlar todo o processo de produção. Toda planta automatizada hoje em dia conta com diversos sensores e controladores. As informações são todas reunidas em uma interface homem-máquina (IHM) amigável e permitem o gerenciamento da fábrica de forma mais fácil e com informações em tempo real.

É importante ressaltar que o avanço tecnológico da automação industrial não afeta o mercado causando desempregos, levando em consideração que quando as máquinas foram introduzidas nas indústrias, surgiram novas empresas de manutenção, programação e criação dessas máquinas. Além disso, ao longo do tempo, a substituição de máquinas pelo uso de mão-de-obra, em algumas funções, não só criou maior segurança, como permitiu que, o trabalho braçal fosse “convertido” para trabalho intelectual. Portanto, os empregos são apenas “repassados” e não apresentam ameaça aos funcionários.

Fundada em 1964, a Camozzi Automation é a mais nova representada da Tabatex no Brasil, e oferece uma gama de produtos que inclui componentes, sistemas e tecnologias para o setor de Automação Industrial, controle de fluidos – líquidos e gases – e aplicações dedicadas aos setores de Transporte e Ciências da Vida. 

A abordagem multitecnológica consolidada pela combinação de tecnologia pneumática, proporcional e elétrica, junto com sua oferta de produtos IoT com base em sistemas ciberfísicos, permite impulsionar os processos industriais e representa um valor realmente competitivo para todos os seus clientes. Suas equipes de técnicos e especialistas estão disponíveis para oferecer avaliações e suporte personalizados. 

Setores de Aplicação

  • Embalagens
  • Alimentos e bebidas
  • Plástico e borracha
  • Automação
  • Sistemas eletrônicos
  • Máquinas têxteis
  • Robótica e montagens
  • Impressão e papel
  • Máquinas para processamento da madeira

Cadastre-se