(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Aplicações dos Revestimentos de Cilindros

Diversidade e qualidade com mais de 40 tipos diferentes de revestimentos têxteis indicados para cada tipo de máquina e tecido.


O processo de revestimento têxtil do cilindro é feito para tracionar o tecido que está em contato com a sua superfície evitando escorregamentos, sendo utilizados no processo de Tecelagem, Acabamento, Mesas de Inspeção e Enrolamento.

Pode ser realizado com uma ampla diversidade de revestimentos, sendo eles de borracha natural, borracha sintética, PVC ou silicone. Um ponto importante a ser considerado a respeito do revestimento, é a composição e a qualidade do revestimento utilizado, pois estes aspectos afetarão diretamente no desempenho da máquina.

Representada no Brasil pela Tabatex, a TEXTAPE® é uma empresa italiana com 40 anos de mercado e um dos maiores fabricantes de revestimentos de cilindro para máquinas têxteis, garantindo a qualidade de seus produtos, e trazendo variedade com mais de 40 tipos de Revestimentos Têxteis em seu portfólio, indicado para diferentes tipos de máquinas e tecidos.

Levando em consideração os processos de preparação dos tecidos que são submetidos a banhos com produtos alcalinos (muitas vezes com o calor envolvido) e de que na saída destes banhos, os cilindros revestidos com borracha são utilizados para espremer o tecido e retirar o excesso de umidade, podemos concluir que a ação à que a borracha é submetida pode ser agressiva, sendo necessária escolher o melhor revestimento de acordo com a necessidade da máquina.

Sendo um processo em que a qualidade do produto final, bem como a continuidade de um padrão são essenciais, o ideal é que as características mecânicas de resiliência e dureza do elastômero sejam mantidas o maior tempo possível, evitando assim a necessidade de paradas de produção para troca dos cilindros, dessa forma, o desempenho trazido pela TEXTAPE® na produção de revestimentos, gera uma grande durabilidade e economia.


Os revestimentos da TEXTAPE® estão disponíveis nas versões:

Borrachas naturais

Adequado para cilindros de máquinas têxteis que requerem grande aderência às fibras, perfeito para rebocar tecidos de poliéster e polipropileno (PPP). Sendo um dos métodos mais procurados pois tem vantagens como resistência à abrasão e grande elasticidade. Além disso, por ser um elemento natural gera uma capacidade alta de resistir à deformação e ao alongamento. Suporta uma variedade de temperatura (-50ºC até 80º C). Indicado para tecidos sintéticos muito leves porque ela tem boa aderência ao tecido. A velocidade de produção pode ser aumentada, porém o tempo de vida dessa versão é menor do que a versão Borracha Sintética e não pode ser utilizada em presença de temperatura e agentes químicos.

Borrachas sintéticas

É um material muito versátil e com características importantes como a faixa de dureza que varia de 30 a 90 shore A. Suporta também o contato com elementos abrasivos sem sofrer danificações, resiste ao envelhecimento gerado pelo calor, suporta ácidos, álcalis e solventes polares sem perder a qualidade. Adequado para aplicações onde é necessária longa durabilidade e resistente a temperaturas de até 120 ° C, também é usado na maioria das máquinas de acabamento, e é usado principalmente para revestir equipamentos de máquinas hot stamping, de camisas para tratamento corona e em seladoras, esse tipo é muito eficiente e adere bem ao tecido. É muito bom em altas temperaturas e não apresenta deformações.

PVC e silicones                                                                                                                               

O PVC é usado em máquinas têxteis que trabalham a frio, não na presença de corantes ou solventes químicos. No caso dos silicones são para uso em altas temperaturas e na presença de óleos e solventes, obtendo uma temperatura máxima de resistência de 200°C.



Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!